Como fazer um intercâmbio? Comece com o Inglês!

Ano novo nos países de língua inglesa e espanhola
31/12/2018
Palavras-em-espanhol
Palavras em Espanhol para você ficar atento
18/01/2019

A vontade de colocar o pé na estrada e conhecer uma nova cultura surge e você logo pensa: Como fazer um intercâmbio? O que é necessário?

Toda viagem exige planejamento, quando falamos de um destino internacional, com maior tempo de duração, o processo organizacional é redobrado. Afinal, ninguém quer passar apuros do outro lado do mundo.

O primeiro passo é saber qual é o propósito da sua viagem, para, posteriormente, planejar como fazer um intercâmbio. Independente de ser algo voltado para aprendizagem ou Business, a viagem para o exterior é uma experiência agregadora na vida de qualquer pessoa.

Trata-se de um alto investimento, mas permite que você abra os olhos para uma realidade distinta e veja o mundo sob uma nova perspectiva.

Procure, em sua região, agências e projetos que disponibilizam métodos e pacotes de intercâmbio! Agências particulares permitem que você escolha o país que deseja conhecer, enquanto, em projetos, a decisão do destino não cabe somente ao intercambista.

Além da localidade, o tempo de duração também é um fator importante para completar o seu checklist de “como fazer um intercâmbio”.

Com isso, é hora de dar o pontapé inicial em um longo caminho de pesquisas. Qual é o idioma falado no país escolhido? Quanto costuma ser a temperatura nessa época do ano, durante a sua estadia? Quais os principais costumes que você precisa saber antes de viajar?

Inglês é a língua que une o mundo todo!

Na maioria dos intercâmbios, o idioma se restringe bastante entre o espanhol ou inglês, mesmo que essa não seja a língua materna. Nessa ocasião, é imprescindível que você saiba ao menos o básico de cada língua.

Ainda que o intuito seja se tornar fluente, ter o mínimo de conhecimento faz com que o aprendizado seja mais rápido e eficiente. Portanto, caso pesquise sobre como fazer um intercâmbio e houver artigos que não reconhecem a necessidade de falar e interpretar a língua inglesa, pense no seu dia a dia.

No Brasil, você consegue pedir água em um restaurante, mas como você faria isso do outro lado do mundo? Não haverá alguém responsável pela sua compreensão e a dos nativos daquele país. Ter um vocabulário mais robusto faz com que a comunicação seja mais assertiva e você não perca tempo aprendendo a tradução de “Water”, por exemplo.

Frio ou calor? Seu corpo precisará se adaptar a um novo clima. Reforce sua imunidade para que você não sofra as consequências da mudança de temperatura. Ah! Outro ponto importante é que, dependendo da estação do ano, você precisa ter roupas específicas para essa situação.

A sua mala deve ser baseada no termômetro das cidades. O clima brasileiro pode ser muito diferente e, assim, seu guarda-roupa precisa ser renovado antes de embarcar no aeroporto.

Adapte-se a uma nova família!

Existem alguns pacotes e programas que irão tornar sua experiência em determinado país mais reconfortante, em que você poderá ser hóspede de alguma família receptiva no país de destino. Por isso, saber os principais costumes é essencial!

Já imaginou chegar na Índia sem saber que o animal sagrado é a vaca e expulsá-la da residência dessa família? Dentro dessa cultura, dispensar a presença da vaca é como um pecado!

Se tiver sorte, o que acredito que sim, a família ajudará você a se comunicar, conhecer novos lugares e economizar nessa viagem. A sua relação é muito importante, dessa forma, não cometa nenhuma gafe em relação aos comportamentos e crenças regionais.

Você só entra no meu país se tiver passaporte!

Não é tão simples quanto parece! Comprar uma passagem internacional não é sinônimo de que sua viagem está confirmada.

Quando você decide que um intercâmbio é agregador aos seus planos, tire o passaporte! Vá até uma delegacia e pergunte quais são as documentações necessárias para realizar essa ação.

Depois do passaporte, há algo ainda mais complexo: o visto! Muitas pessoas possuem o visto negado, mas a LondonEye tem uma dica especial para que você tenha passe livre no país de destino: conte sempre a verdade!

Seus planos não são morar no país, certo? Então, não tem o que temer! Especialmente nos Estados Unidos, o processo de retirada do visto parece bastante rigoroso, mas com todas as perguntas respondidas na sala entre quatro paredes com um profissional, não há erro!

O checklist “Como fazer um intercâmbio” está completo!

Escolheu o destino, duração, pesquisou sobre a cultura, separou as melhores roupas para levar, está com a documentação correta (…) A ordem agora é aproveitar ao máximo o que a experiência irá lhe proporcionar.

Não é sempre que podemos conhecer um novo país e sua sociedade. Quando isso acontece, abrace a oportunidade.

É como a LondonEye sempre diz: amplie seus horizontes. Faça parte das pessoas que sabem aproveitar as experiências, aprenda Inglês já!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *