fbpx

Entrevista de emprego em inglês: 9 perguntas comuns

Diferenças entre o inglês americano e britânico
08/01/2020
Inglês é importante
Porque inglês é importante para o mercado de trabalho
22/01/2020

Entrevista de emprego em inglês: 9 perguntas comuns

Entrevista de emprego em inglês

Entrevista de emprego em inglês

Vai ter uma entrevista de emprego em inglês e está nervoso? No blog de hoje, você vai ver uma lista com as perguntas mais comuns e como respondê-las de forma adequada para conquistar a vaga dos sonhos.

Assim como as entrevistas em português é necessário preparação. Por isso, conhecendo as questões que serão analisadas, você conseguirá treinar uma resposta em casa e listar o vocabulário necessário para usar nesse momento. 

Perguntas mais comuns em entrevista de emprego em inglês

Tell me about you

Essa é a famosa frase “Fale sobre você”. Embora seja uma pergunta pouco objetiva, você deve respondê-la incluindo informações profissionais, acadêmicas e pessoais, mas cuidado para não responder com inutilidades e obviedades. Seja autêntico e tenha um discurso pré-pronto. 

Tell me about your education background 

Quando o recrutador falar isso, ele está querendo saber da sua formação educacional. Neste caso, fale sobre os cursos que você fez e tente aplicá-los a realidade explicando onde você aplicou os conhecimentos adquiridos e como eles te ajudaram a chegar até aqui. 

What are your weaknesses? What are your strengths?

Em entrevistas de emprego em inglês também é muito comum as perguntas “Quais são suas fraquezas? Quais são seus pontos fortes?”. Neste caso, você deve escolher a habilidade de acordo com a vaga que está almejando, é importante também ter na ponta da língua uma situação que você passou que comprove essa habilidade. 

Quanto aos defeitos, seja sincero. Embora muita gente acabe respondendo “perfeccionismo” e realmente pode ser um defeito, essa resposta já é esperada pelo recrutador e pode demonstrar que você tem medo de ser sincero e que possui defeitos muito piores. Por isso, priorize respostas autênticas. Para te ajudar, acrescente informações sobre o que você está fazendo para melhorar. 

Why did you leave your last job?

Outra pergunta que pode surgir durante a entrevista é “Por que você deixou o seu último trabalho?”. Neste caso, a sinceridade pode ser sua inimiga. Cuidado ao falar mal da outra empresa e do antigo chefe, alguns recrutadores podem criar uma imagem negativa sobre você e a sua postura de trabalho. 

Você pode usar esse momento para falar sobre a vontade de aprender novas atividades, desafiar-se, o desejo de crescer com a empresa ou até porque a vaga se encaixa melhor nas suas qualificações. 

Where do you see yourself in 5 years?

“Onde você se vê daqui 5 anos?”. Essa pergunta é feita para que a empresa consiga entender as suas pretensões profissionais para o futuro. É importante mostrar ambição, mas não exagere. Você pode dizer que quer se tornar especialista, melhorar as suas habilidades, liderar equipes e até conquistar um cargo melhor. 

Why do you want to work for us?

“Por que você quer trabalhar conosco?”. Esse é o momento de mostrar como a empresa pode ajudar na sua carreira profissional e o que você valoriza nessa corporação para querer fazer parte desta equipe. Por isso, pesquise sobre a empresa antes e destaque os pontos positivos que você enxerga e que se relacionam com as suas pretensões. 

Do you prefer to work independently or on a team?

Essa pergunta é importante para identificar o seu perfil de trabalho dentro da empresa, se você prefere trabalhar sozinho ou em equipe. Você pode responder que prefere um misto dos dois ou escolher uma das opções, porém dê motivos convincentes para justificar a sua resposta. Mas lembre-se: demonstrar que não sabe trabalhar com outras pessoas pode ser um ponto muito negativo. 

Why do you think you are the best candidate for this position?

Geralmente essa é a pergunta que finaliza algumas entrevistas de emprego em inglês: “Por que você acha que é o melhor candidato para esse cargo?”. É o momento de você reunir tudo que já disse nas outras perguntas e acrescentar informações inéditas para defender a sua contratação. Talvez seja a pergunta mais importante, por isso, vá com uma resposta pré-pronta. 

What do you do in your free time?

“O que você você faz em seu tempo livre?”. Embora essa não seja uma pergunta relacionada a carreira profissional, ela aparece em entrevistas de emprego em inglês em empresas que se importam com a cultura. Portanto, esse é o momento de mostrar quem é você fora do ambiente de trabalho, por isso, seja honesto, mas demonstre que seus hobbies também estão ligados ao cargo que você quer ocupar. Se você vai trabalhar com comunicação, por exemplo, demonstre que você gosta de ler e escrever. 

Frases que podem te ajudar na entrevista de emprego em inglês

  • I’ve been working at x place for x years (eu trabalhei em x lugar durante x anos)
  • I graduated in x, in x college, because (eu me formei em x, na faculdade x, porque)
  • My best asset would be… (Minha melhor característica seria…)
  • I was proud of myself when… (Eu fiquei orgulhoso quando…)
  • I chose this master because… (Eu escolhi essa área de estudo porque…)
  • One skill I have that would be useful is…(Uma habilidade que eu tenho que seria útil é…)
  • My hobbies include… (Meus hobbies incluem…)
  • I’m looking for a position in which I can use my experience. (Eu procuro por um cargo onde eu possa usar a minha experiência.)
  • I moved here for the employment opportunities. (Eu vim para cá pelas oportunidades de trabalho.)

Agora que você já tem um pequeno roteiro de perguntas, você pode ir treinando seu vocabulário, tempos verbais e sua pronúncia. Esteja também preparado para o surgimento de novas perguntas e novos rumos para a entrevista. Para se sentir mais seguro, é muito importante manter o estudo regular do idioma. Por isso, procure uma escola qualificada. Na LondonEye, você aprende inglês de forma dinâmica, divertida e treina conversação. Temos turmas dedicadas, especificamente, ao English for Business. Quer saber mais? Fale conosco!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *