fbpx

O que é mindfulness e como praticar

aplicativos-importantes-para-viagens-de-intercambio
Aplicativos importantes para viagens de intercâmbio
21/02/2020
gramática em inglês
Dicas de gramática em inglês
03/03/2020

O que é mindfulness e como praticar

Mindfulness

Cada vez mais estamos nos distraindo enquanto fazemos atividades importantes, porém isso pode ser melhorado com técnicas de mindfulness.

Quem nunca parou no meio do trabalho e começou a pensar nas atividades que precisava fazer quando chegava em casa? Ou precisou voltar uma página de um livro porque não lembrava do que tinha acabado de ler? Dirigiu por vinte minutos e não lembra de nada do percurso?

Com certeza você já respondeu alguém no piloto automático porque não ouviu sequer uma palavra que saiu da boca dela. Isso ocorre pois você não estava presente, a sua cabeça estava em outro lugar. Para acabar com lapsos como esse, você precisa conhecer a técnica de mindfulness. 

O que é mindfulness

Mindfulness é uma palavra do inglês que significa, em português, “plena atenção”. Embora tenha se popularizado apenas nos últimos anos, a técnica existe dentro da comunidade científica há mais de 30 anos e no budismo há 2500 anos. 

Ela está sendo plenamente divulgada por melhorar a concentração em ambientes corporativos e também acadêmicos. Além disso, também ajudam no desenvolvimento pessoal. 

Benefícios

O mindfulness é a capacidade de estar ligado no presente sem julgamentos. É muito comum que passemos muito tempo pensando no futuro, relembrando o passado, divagando ou pensando em coisas aleatórias. 

Isso ocorre porque o nosso cérebro está sempre buscando por prazer e conforto, assim, é muito mais fácil tomar decisões inconscientes do que racionais. 

Por isso, o Mindfulness, além de melhorar a concentração para realizar atividades cotidianas de forma muito mais produtiva, também ajuda a desestressar, aumenta a criatividade, o bem-estar, a paciência, empatia e a inteligência emocional. A mente se torna a sua maior aliada.

Embora estejam surgindo agora nas empresas brasileiras, já são sucesso em polos de tecnologia e inovação como o Vale do Silício, onde estão empresas como Google, Apple e Microsoft. 

Como o mindfulness ajuda no trabalho

Não estar focado no momento presente significa que você não está usando 100% da sua capacidade de produção. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, as pessoas divagam cerca de 47% do tempo, ou seja, quase metade do dia elas passam pensando em outras coisas. 

Assim, o mindfulness é uma excelente técnica para melhorar o seu desempenho no trabalho e você consegue executar as suas funções com o máximo potencial.   

Como praticar mindfulness

Qualquer pessoa pode desenvolver a capacidade de concentração, para isso, é necessário praticar no dia a dia. A principal maneira de fazer isso é meditando. Você pode começar aos poucos, reservando poucos minutos e utilizando aplicativos de meditação guiada. 

Você também precisa ter um olhar crítico sobre o seu dia e descobrir o que te distrai, por exemplo, se você fica parando suas tarefas no trabalho para checar as redes sociais, você pode colocar o celular no modo avião. Se o seu problema for com a organização da mesa, por exemplo, você pode reservar um tempo diário para organizar os seus itens e não se distrair. 

Focar na sua respiração é uma excelente forma de exercitar a concentração. Por ela, é possível controlar momentos de ansiedade, de falta de foco e estresse. Não existe um tempo ideal para fazer esse exercício, por isso, você pode parar quando perceber que está mais calmo e os seus batimentos cardíacos estão controlados.  

Para acabar com problemas de responder as pessoas automaticamente, exercite sua audição. Preste atenção no que está ouvindo, absorva, reflita e só depois emita a sua opinião. 

É importante durante todos esses exercícios se concentrar em você, por isso, quando a mente divagar, traga-a de volta. Não se sinta culpado por não conseguir nos primeiros momentos, com a prática, todos esses exercícios se tornarão corriqueiros e naturais. 

Você pode começar com pequenas tarefas como se concentrar enquanto está comendo, sentindo cheiros e sabores, prestar atenção na forma que você anda, corre, e executa tarefas simples, como escovar os dentes, e fazer pausas ao longo do dia para não sobrecarregar a sua cabeça. O importante é praticar o mindfulness.

E, se você quer investir ainda mais em você e desenvolver novas habilidades, invista na aprendizagem em inglês, que trás muitos benefícios para a sua carreira e também ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitiva. Venha conhecer o curso de inglês for business da LondonEye, estamos pronto para te atender!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *