fbpx

Carnaval em outros países: Como é comemorado?

Intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos
Intercâmbio no Canadá ou Estados Unidos: qual é o melhor?
22/02/2019
abreviações em inglês
Abreviações em Inglês: como interpretar?
08/03/2019

Carnaval em outros países: Como é comemorado?

carnaval em outros países

Aposto que você já está em clima carnavalesco, certo? A data comemorativa do Carnaval no Brasil é marcada por muita diversão, fantasias, bloquinhos e festas em todos os cantos do país. Agora, temos uma pergunta para você: será que também existe carnaval em outros países do mundo?

Acredite, não são somente os brasileiros que fazem contagem regressiva para essa festa. Com diversas particularidades, os carnavais pelo mundo afora reúnem um número muito alto de foliões e movimentam muito dinheiro. Além disso, cada festa de carnaval possui costumes diferentes devido a questões históricas, geográficas e físicas.

Ficou interessado pelo tema e quer saber mais sobre como acontece o carnaval em outros países? Então, continue lendo este artigo!

Curiosidades sobre o carnaval em outros países

Há diversos países que abraçam essa comemoração de uma forma muito especial, porém, os maiores destaques são: Estados Unidos, Canadá, Espanha e México.

Carnaval nos EUA

Os norte-americanos também caem na folia. Muito tradicional no estado da Luisiana, região Sul do país, o carnaval de lá é conhecido como Mardi Gras. Também ocorre entre os meses de Fevereiro e Março e atrai milhares de turistas para a festa, como aqui no Brasil.

A cidade de Nova Orleans é o principal polo carnavalesco do país e a folia ocorre tradicionalmente através de blocos de rua que percorrem boa parte da cidade.

Conhecidos como Krewes, os blocos de rua, são organizados por voluntários ao longo de todo ano para conseguirem desfilar no carnaval, assim como os desfiles das escolas de samba que estamos acostumados a ver no Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, ao contrário do que acontece em solo brasileiro, os desfiles norte-americanos não competem entre si, sendo apenas motivo de diversão durante todo o Mardi Gras.

Sem nenhuma música característica, o carnaval dos EUA costuma ter muita música popular americana, blues, jazz e rock na hora dos desfiles. Além disso, muitas máscaras, cores e fantasias formam o tão esperado evento.

Carnaval no Canadá

Dessa forma, outro país do mundo que tem uma tradicional festa durante o carnaval é o Canadá. A cidade de Quebec, por exemplo, celebra a data há mais de 60 anos, mesmo com o frio que predomina nessa época, as temperaturas negativas na região só servem para animar ainda mais a festa canadense.

Se quatro dias já são interessantes, imagina o que os brasileiros fariam com um Carnaval de 17 dias? O Carnaval em outros países tem uma duração estendida, como é o caso do Canadá! Portanto, a principal atração desses dias de festa fica por conta da criação do palácio de gelo para o personagem oficial das festas: o boneco de neve Bonhomme.

Veja na lista abaixo outras atrações do Carnaval de Quebec:

  • Descidas de trenó;
  • Competição Internacional de Esculturas na Neve;
  • Tobogã de 90 metros feito todo de gelo;
  • Competições na neve.

Carnaval na Espanha

O carnaval espanhol tem bastante em comum com o brasileiro, devido à regionalização dos festejos. Assim, cada parte da Espanha costuma cair na folia de maneira diferente, o que agrega grande pluralidade à festa espanhola.

Na região da Catalunha, por exemplo, é costume ocorrem uma guerra de merengue entre as crianças. Os catalães também realizam o chamado El Moixó Foguer, quando uma pessoa desconhecida do grande público passeia nua, coberta de mel e penas, sendo levada pelas ruas dentro de uma caixa. Durante o percurso a pessoa lança as suas penas ao ar.

Assim, já no carnaval de Aragon tudo gira em torna da figura de Cornelio Zorrilla. Um grande boneco de palha e roupas velhas. Zorrilla simboliza todos os problemas e, para satisfazer a todos, o boneco é queimado em frente à prefeitura de Aragon.

Carnaval no México

A festa mais tradicional do carnaval mexicano acontece na cidade de Vera Cruz. Marcada por muitas cores, máscaras e diversidade, a folia na cidade litorânea do leste do país teve início no século XIX, ainda durante o reinado do imperador Maximiliano.

Conhecido como o carnaval “mais alegre do mundo”, a festa em Vera Cruz só começa depois que tiver a queima do “mau humor”. Um grupo de teatro humorístico realiza uma paródia em que, literalmente, coloca fogo em algum objeto que representa todo o “mau humor” para os mexicanos.

E, para simbolizar o final da festa, acontece o enterro de Don Juan Carnaval, também dramatizado por um grupo humorístico. Então, veja abaixo outras cidades mexicanas que também caem na folia:

  • Mazatlán;
  • Tlayacapan;
  • Tepoztlán;
  • Campeche;
  • Pinotepa de Don Luis.

Gostou de conhecer mais sobre como é comemorado o carnaval em outros países do mundo? Esse texto foi feito especialmente para você que gosta de conhecer novos costumes e culturas. Portanto, aproveite para fazer parte do grupo de alunos que aprendem um pouco todo os dias com a LondonEye

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *