fbpx

O que significa o termo easter eggs?

bordões em inglês
Bordões em Inglês: conheça as Catchphrases
12/04/2019
7 expressões comuns do inglês falado
26/04/2019

O que significa o termo easter eggs?

A Páscoa está chegando e você só está pensando em comer ovos de chocolate? Esse hábito é muito comum aqui no Brasil e em boa parte do mundo. Como nos EUA, por exemplo. E foi exatamente por conta dessa tradição no país norte-americano, que surgiram os chamados easter eggs.

Traduzindo para o português, essa expressão significa ovos de Páscoa. Mas acabou ganhando outro sentido devido às diversas criações, como filmes, séries, games, vídeos e páginas da internet. Isso mostra que, muitas vezes, além de traduzir um conteúdo, você deve captar o seu contexto de utilização, para compreender corretamente o significado.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre o assunto? Então continue lendo esse artigo para saber o que são realmente os easter eggs e alguns exemplos famosos.

O que são easter eggs?

Como já dissemos anteriormente, o termo surgiu da tradição de Páscoa norte-americana, em que os pais escondem os ovos de chocolate das crianças e elas começam a procurá-los por toda a casa. E esse é basicamente o mesmo princípio dos easter eggs no mundo digital e cinematográfico.

Dessa forma, os criadores de conteúdo incluem elementos ou mensagens escondidos dentro das suas produções, para fazer com que os telespectadores tenham que procurar para encontrá-las. Assim, esses itens podem servir para fazer alguma piada, referência para alguma outra produção ou até mesmo deixar alguma marca.

No entanto, uma coisa que tem que ficar muito clara aqui é que os easter eggs são diferentes de mensagens subliminares. Os primeiros, respectivamente, são apenas um segredo virtual, colocados em locais específicos das produções. Enquanto que a outras mensagens são, inicialmente, conteúdos imperceptíveis ao ser humano.

Muitos indícios demonstram que a primeira produção cinematográfica a usar easter eggs, mesmo que de maneira acidental, foi o filme britânico “The rocky horror picture show”. Durante as filmagens, o elenco do filme resolve fazer uma espécie de caça aos ovos no estúdio de gravação. Só que alguns deles não foram encontrados e aparecem na versão final do filme.

Isso gerou uma grande reação dos fãs e todos os indícios demonstram que, a partir desse caso, os easter eggs passaram a se tornar mais frequente nos filmes e séries.

Exemplos famosos

Agora que você já conhece a definição de easter eggs, aqui vão alguns exemplos famosos em grandes produções cinematográficas:

Filmes Pixar – Pizza Planet

Uma empresa que gosta de usar e abusar dos easter eggs é a Pixar. Um dos mais famosos deles talvez seja o uso do carro de entregas da Pizza Planet  que é originário do filme Toy Story, de 1995. Após essa primeira aparição, o carro já apareceu outras 17 vezes, em filmes como Vida de inseto, Monstros S.A., Procurando Nemo, Wall-E, Carros 2 e entre outros.

Rei Leão (1994)

Um dos filmes mais marcantes da Disney possui um easter egg bem sutil que e foi notado apenas pelos mais atentos. Scar, o vilão do filme, é o único leão a aparecer sempre com as garras de fora. Como se a todo momento estivesse pronto para entrar em um combate. Os outros leões, independente do sexo ou da idade, nunca mostram as garras.

Homem-Aranha – De volta ao lar (2017)

Um detalhe que chega, até certo ponto ser bem pequeno, mas que fez a alegria dos fãs. Em um momento do filme, Peter Parker assiste a um vídeo no YouTube. No entanto, se você copiar o endereço e procurar na plataforma, será redirecionado justamente para um trailer de “De Volta ao Lar”.

E.T. – O Extraterrestre (1982)

Um dos clássicos filmes dos anos de 1980, E.T. – O Extraterrestre, tem um easter egg bem visível, mas que poucas pessoas acabaram percebendo. Quando Elliot leva o E.T. para fora de casa, eles encontram uma criança vestida de Mestre Yoda e o E.T. fica muito agitado tentando fazer contato com o garoto. Isso gerou diversas especulações sobre a ligação entre os filmes.

Star Wars (2002)

Outro easter egg que envolve E.T. e Star Wars  o que só ajudou a reforçar a ideia de ligação entre os filmes  acontece em Star Wars II – Ataque dos clones. Durante uma cena da reunião do senado, aparece uma imagem de uma nave com personagens iguais ao E.T. Ou seja, eles fazem parte do universo de Star Wars.

Stan Lee

O lendário criador da Marvel  que faleceu recentemente  era figurinha carimbada em todas as produções da empresa. Stan Lee já apareceu como um caminhoneiro, parte um júri popular, um militar e até mesmo jogando xadrez na praça.

Portanto, se você gostou desse texto, aposto que vai gostar de ler esses outros aqui também:

Conhece mais algum Easter Egg que não foi falado aqui? Dessa forma, conte para nós nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *